segunda-feira, 25 de março de 2013

- Criação de Raínhas 2013 -

Depois de andarmos a ressacar estes dias consecutivos de mau tempo, este fim de semana conseguimos pôr em marcha o nosso programa de criação de raínhas 2013.
 
- Cúpulas prontas para fazer picking -
 
Este ano temos como objectivo a produção de 2000 raínhas virgens e um pouco mais de alvéolos reais. Raínhas fecundadas preferimos não definir um objectivo, pois irão ser para consumo interno e a "missa" é outra.
 
Este domingo foi possível fazer algum picking, 144 larvas transferidas, contudo até larvas se torna difícil de obter, pois o sucessivo "pára, arranca" da postura das raínhas não facilita nada...
 
- Resultado nos quadros dos sucessivos "pára-arranca" na postura das raínhas -


- Larvas já transferidas -

- Listões pronto a fixar nos quadros -
 
Este ano fizemos algumas melhorias, como é habitual, pois estamos sempre a aprender e evoluir... mas eu diria que "desligamos o complicómetro" de alguns procedimentos e conselhos que a literatura nos induz a fazer, mas que a experiência trata de contrariar...
 
Além da alteração que fizemos aos nossos mini núcleos de fecundação, de 12, para 10 quadros, deixando de ser triplos e ficando apenas duplos, vamos concentrar-nos um pouco mais na selecção genética, onde a inseminação artificial irá ter um papel importantíssimo.
 
- Criadeiras horizontais  de 15 quadros recentemente adquiridas -
 
Cada vez se torna mais difícil seleccionar as melhores raínhas que serão as matriarcas, pois começam a ser várias as opções... contudo vamos tentar fazer alguns cruzamentos, entre algumas raínhas seleccionadas da Apilegre, das Canárias e as da nossa "casa", de forma a atingir os nossos objectivos.
 

- Listões já fixados nos quadros. prontos a introduzir nas criadeiras -
 
Uma coisa é certa, é com a abelha negra que queremos trabalhar! Contudo iremos manter Buckfast e Caucasicas... Italianas, essas, só se forem as da nossa espécie Homo sapiens!
 
Este ano só teremos raínhas virgens e alvéolos reais para venda.
 
PREÇÁRIO:
 
Alvéolos reais (não se aceitam encomendas inferiores a 10):
> 10 < 25 - 5 euros
> 25 < 100 - 4,5 euros
> 100 - 3,5 euros
 
Raínhas Virgens (não se aceitam encomendas inferiores a 5):
> 5 < 10 - 10 euros
> 10 < 25 - 8,5 euros
> 25 < 50 - 7,5 euros
> 50 < 100 - 7 euros
> 100 - 6,5 euros
 
Cumprimentos,
 
João Tomé
...um apicultor, pela apicultura...
 

1 comentário:

  1. Moitas grazas por ir amosando, con tanto detalle, o proceso de cría de reinas. Un saúdo apícola dende a Galiza.

    ResponderEliminar