Este método foi desenvolvido por um apicultor neo zelandês, o sr. Harry Cloake, nos anos 70, sendo bastante usado em todo o mundo na criação de raínhas em pequena ou grande escala.
Breve resumo:
Este método só é possivel com recurso a um "estrado" com uma grade excluidora de raínhas, que após colocada entre o ninho e a alça permite a entrada de abelhas, tendo a particularidade de se poder inserir um separador que divide o ninho da alça, isolando a raínha das restantes abelhas que estão na alça, criando uma colmeia orfã na alça.
A necessidade de mover as cupulas da colmeia orfanizada para a colmeia finalizadora é eliminada.
Para que haja muitas abelhas na alça, a entrada da colmeia é manipulada. A entrada das abelhas é rodada 180º e fechada, forçando as abelhas a entrar pela entrada superior do estrado.
Para atrair abelhas jovens para a caixa superior, são colocados quadros com criação aberta provenientes do ninho.
Um dia antes do picking é colocado o separador criando uma colmeia orfã e é aberta a entrada traseira fazendo com que as abelhas saiam e entrem pela entrada superior.
No dia seguinte ao picking é retirado o separador e fechada de novo a entrada inferior, criando o estado de uma comeia inicializadora.
Assegure-se que a raínha está no ninho e coloque o "cloake board" sem o separador entre o ninho e a alça.
Transfira alguns quadros com criação aberta do ninho para a alça. A alça deve conter quadros com mel, polén, criação, se possivel um quadro com cera por moldar e um alimentador. Coloque o quadro com polén no centro, de onde irão ficar os quadros porta cúpulas.
Rode o ninho 180º (a entrada do ninho fica na parte traseira) e feche a entrada, forçando as abelhas a entrar pela entrada do entrado superior. Alimente as abelhas com alimento estimulante e polén, deixando-as acostumar-se a esta "perturbação".
Dia antes do picking:
O dia antes do picking coloque o separador no estrado e abra a entrada do ninho, permitindo às abelhas sair e quando regressem entrarem pela entrada superior, aumentando bastante a população de abelhas na alça. Retire os quadros de criação jovem.
O número de abelhas desejado deve criar barbas quando abrimos a alça, sendo estas as condições desejadas numa colmeia inicializadora.
Dia 1, o picking:
Faça o picking e coloque os quadros porta cupulas na alça, deixando os quadros flutuar estre a elevada população de abelhas. Não use fumo, evitando perturbar as abelhas.
Dia 2:
No dia seguinte, quando as abelhas já aceitaram as cúpulas (já se pode ver a % de aceitação, pode ver-se já os alvéolos reais iniciados e cheios de geleia real), deve retirar-se o separador do estrado formando o estado de colmeia finalizadora que irá cuidar dos alvéolos reais.
Dia 4, 5:
Quando os alvéolos reais já foram fechados (+/- 4 dias e meio depois do picking), os alvéolos já podem ir para a estufa a amadurecer ou então ficar na colmeia, tendo sempre a atenção de colocar quadros com criação aberta no meio.
Pode voltar a fazer de novo o picking, usando a mesma colónia, e assim sucessivamente.
Aspecto da população que se pretende ter na alça para iniciar as os alvéolos reais, contudo havendo menos abelhas também são iniciados mas a % de sucesso é inferior.
Quando se coloca o estrado as abelhas são surpreendidas pela ausência da entrada inferior e são forçadas a subir e a habituar-se à nova entrada.