quarta-feira, 9 de outubro de 2013

APIMONDIA 2013 - Ucrânia

A nossa primeira Apimondia! Nunca tinhamos tido a oportunidade de ir ao maior evento apícola do Mundo, a Apimondia, contudo este ano conseguimos ir à Ucrânia...
 
A Apimondia, sendo uma federação internacional de associações, organizações apícolas, etc, organizando de dois em dois anos congressos e paralelamente uma feira internacional, com representações mundiais, vimos que seria uma excelente oportunidade de estabelecer contactos, ver novidades, e como está o sector ao nível mundial, retirando também ideias.
 
 
À chegada, uma enorme fila para fazer o registo... curiosamente ao nosso lado encontramos logo um colega português, que nos abordou ao ouvir-nos falar a nossa lingua materna.

 


A tinta acabou logo no primeiro dia de inscrições e já não tivemos direito a cartão de entrada a "cores"!


 
Como é hábito, foram várias as palestras e posters apresentados sobre os mais variados temas, contudo perdemos muitas devido à desorganização e sobretudo ao facto de trocarem a ordem das apresentações... e quando iamos ouvir alguma de interesse já tinha sido ou o orador tinha faltado e não sabiam se ainda iria ser apresentada...






Não sei como costuma ser nas outras apimondias, contudo estavam presentes "stands" das empresas mais conhecidas no sector e muitas outras que desconheciamos, principalmente de material apícola de inox, com preços bastante atractivos, se comparados com a tipicas marcas que já estamos acostumados.
 
Posso dizer que pareciamos umas crianças no meio de uma "loja de brinquedos", pois eram vários os expositores que tinham algo de interesse, novidades e ideias que desconheciamos.

Máquina de fazer creme de mel

Um produto apresentado no stand da Coreia do Sul
 
Apesar de haver stands de diversos países, os chineses foram sem dúvida os que mais se fizeram representar! Havia stands chineses em qualquer canto do recinto!

 
 
Uma máquina de moldar cera muito interessante... menos o preço...
Podemos dizer que quem quer investir no sector deveria ir a uma Apimondia nem que seja só por uma vez, pois são muitos os contactos que vão surgindo, especialmente, contactos informais que podem ser importantissimos, tanto ao nível de exportação e importação de produtos, bem como ficarmos com uma visão um pouco mais aberta do sector.
 
Sem querer, apenas por conversas informais, vamos enviar o ano que vem algumas das nossas raínhas para as "Arábias", pois ficaram muito interessados em algumas das caracteristicas das nossas abelhas ibéricas, que tem a ver com a quebra de postura que é feita durante o Verão... ou seja, na ausência de fluxos de nectar e também pelo facto do nosso clima no Verão ser extremamente quente, com temperaturas muito semelhantes, estando a nossa abelha adaptada a essas temperaturas!
 
Daqui por dois anos a Apimondia será na Coreia do Sul, e daqui a 4 será na Turquia...
 
Seria importantissimo, organizar o nosso sector em Portugal e ver o nosso país um dia representado neste evento... divulgando os nossos produtos, e quem sabe candidatarmo-nos um ano a ter a Apimondia em terras lusas!
 
Para isso é preciso organizarmo-nos, produzir mais e melhor, pois não acredito que muitos dos países representados tenham mais potencial apícola que Portugal... somos um país com uma cultura dificil de entender... pois não existe justificação para nos dias de hoje não estarmos representados lá!
 
Saúdações apícolas!
 
João Tomé
...um apicultor, pela apicultura...
 

3 comentários:

  1. Caro Tomé,

    Obrigado por mais um post de interesse.

    Só nos falta união e dimensão!! O resto temos cá tudo..

    Cmpts,

    Afonso (abelhasdoagreste)

    ResponderEliminar
  2. Tou a ver que te divertiste no congresso da Apimondia ;)
    Fico a aguardar outros pormenores do evento!

    abraços
    Pifano

    ResponderEliminar
  3. Hi,
    A proposito de outro assunto,
    Em que resultaram as prestacoes das abelhas que vieram de fora, nomeadamente as do Gilles Fert e as Lingusticas?

    Obrigado,

    Abelhasdoagreste

    ResponderEliminar