quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Inseminação Artificial? Sim, claro que sim!

Este ano vamos iniciar as nossas primeiras experiências em inseminação artificial, para que em 2013 possamos iniciar um projecto sério de selecção de abelhas, de forma a criarmos abelhas raínhas de "Elite".

Como sabemos, a criação de raínhas com base nas melhores colmeias (sendo os critérios "base" de selecção, a alta produtividade, sanidade, comportamento, prolificidade etc) é muito importante, aumentando desta forma a probabilidade dos descendentes possuirem as mesmas caracteristicas. Contudo, o facto destas raínhas serem fecundadas em voo livre, leva a que seja "quase" impossivel garantir a qualidade dos zangãos, mesmo que estimulemos a produção de zangões de qualidade na zona...

Com base na inseminação artificial, poderemos cruzar raínhas produzidas a partir das nossas melhores colónias, com zangãos também provenientes das melhores colónias, de forma a isolar as caracteristicas genéticas que nos interessam.

Sabemos que não irá ser um trabalho fácil, contudo achamos que o nosso caminho passa por aí, de forma a que possamos melhorar a qualidade, ano após ano, das nossas raínhas e subsequentemente das nossas colónias.

Algumas fotos de um dos aparelhos mais usados em inseminação de raínhas em todo o mundo, produzido pelo Dr. Peter Schley:


- Aparelho completo -





Á medida que formos tendo algumas experiências, iremos públicar alguns artigos. De momento resta-nos, estudar, estudar, praticar, praticar, errar, praticar... para que tenhamos sucesso!

Cumprimentos,

João Tomé
"...um apicultor, pela apicultura..."

Sem comentários:

Enviar um comentário