domingo, 8 de janeiro de 2012

Um Apiário "Sui Generis"

Nas minhas visitas de campo, durante o trabalho, no Concelho da Covilhã, deparei-me com este apiário, não resistindo em parar e tirar umas fotos.
Basicamente, a maioria das colmeias é feita a partir de arcas frigorificas, acto que poderá ser justificado pelas condições rigorosas que se verificam nesta zona durante o Inverno.

Ainda continuo curioso em saber como é formado o interior destas colmeias, mas como não levava fato, nem queria ser acusado de invasão de propriedade alheia, resisti em abrir uma...

Não entendo é como se produz mel de algumas destas caixas, a não ser que dê para levantar a tampa e colocar alças...

Em tempo de crise, quem sabe se não poderá ser uma solução viável para alguns pequenos apicultores!

Seguem umas fotos:







Votos de um bom ano 2012, com boas produções!

João Tomé

4 comentários:

  1. Também Fiquei Curioso!!!

    Bom Ano!

    Cump

    Malijo

    ResponderEliminar
  2. lol portugal no seu melhor a ideia que dá é que tem as colmeias dento

    ResponderEliminar
  3. Pelo tamanho das arcas, devem corresponder a um ninho Langstroth com duas ou três alças, o que poderá ser suficiente, mais ainda se a cresta for efectuada retirando apenas quadros cheios e substituindo-os por outros vazios.
    Há uns quinze anos, na estrada que vai de Manteigas para Vale Formoso, já não sei bem onde mas, do lado direito, na encosta que desce para o Zêzere, havia um apiário de cortiços de tábuas de madeira, estando outros enxames instalados em latas de tinta de vinte ou trinta litros !!!
    Um abraço
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  4. Olá João,
    Primeiro que tudo gostaria de te dar os meus parabéns pelo blog, não só pela partilha de experiências, bem como na procura de soluções práticas e viáveis para contornar algumas dificuldades da nossa apicultura.
    Quanto às fotos das colmeias deste apiário, parece que são colmeias layens à portuguesa (grandes, entrada de abelhas pequena, apesar de faltar a 2ª entrada e com a tampa com dobradiças).

    Abraço
    Osvaldo Silva

    ResponderEliminar